Tem muita gente tentando reinventar o rádio integrando inteligência artificial. Mas Will.i.am não é qualquer um. Líder dos Black Eyed Peas, 35 milhões de discos vendidos, vencedor de sete prêmios Grammy e produtor de mão cheia, esses dias mesmo tocando com Usher, no Super Bowl, Will é empreendedor. E já não é de hoje.
Ele já se meteu em várias. De uma máscara tech pra andar por aí a “ressignificar” o áudio pra carro. Foi diretor criativo da Intel, auxiliando na criação de tablets e laptops. Colaborou com a Deutsche Telekom no design de smartwatches. Se meteu em Internet das Coisas. Investiu em um monte de startups. Até streamou uma canção direto da superfície de Marte!
Muito disso é espuma? É… Mas Will não pára. Empreendedor é isso aí. E continua excursionando mundo afora com seu grupo e promete disco novo até o final desse ano. Energia sem fim.
Agora está lançando o RAiDiO.FYI, que oferece uma interação descolada. É diferente dos streamings tradicionais. Ele permite um diálogo entre ouvintes e as personas de IA da plataforma, que atuam como curadores personalizados. Os usuários podem escolher entre uma variedade de personalidades de IA. Cada uma tem uma voz distinta, refletindo diferentes culturas, das quebradas no sul de Los Angeles até a cena dance underground de Londres.
Will.i.am fez uma demo do aplicativo em um evento no Grammy Museum em L.A. Mostrou que os usuários podem não só curtir música, mas também fazer perguntas sobre o que estão ouvindo e receber respostas instantâneas. O RAiDiO também oferece informações em tempo real sobre eventos atuais, esportes, cultura e tendências de moda. Além disso, o RAiDiO integra personalização baseada em localização. Will.i.am perguntou ao app: tem alguma loja de cosméticos aqui perto? A IA sugeriu instantaneamente a localização mais próxima da Sephora.
Quer experimentar o RaiDiO? Já tem na AppStore e PlayStore. E assista aqui a entrevista que ele deu esses dias no programa do Jimmy Kimmel. Bom papo com Will vendendo seu peixe!
Esse é só um dos projetos da sua empresa FYI.AI. Will diz que sua empresa é uma “plataforma de comunicação projetada para servir a comunidade criativa”, combinando ferramentas de mensagens e colaboração com gerenciamento de arquivos e publicação de conteúdo. O objetivo é facilitar a colaboração entre todos, para que a criatividade aflore. Simples, complexo e bonito assim…
Vai conseguir? Não sei. Mas Will.i.am, que não se formou no colegial, está tirando seu MBA na Harvard Business School aos 49 anos. É bom apostar nele. E sei que quanto mais artistas, empreendedores, desenvolvedores e pessoas em geral fazendo força para um mundo mais criativo, melhor. A gente aqui na Woopi Stefanini aposta nisso!
Fonte: Terra.