O Waze anunciou uma série de novos recursos que chegarão em breve para os usuários do app no Android e no iPhone (iOS). As funções têm o objetivo de ajudar o motorista na hora de dirigir, fornecendo informações que devem aumentar a segurança ao volante e a busca por trajetos mais eficientes. Entre as novidades, estão alertas de lombadas na pista, assistência em rotatórias, notificações sobre ambulâncias no percurso e sinalizações para reduzir a velocidade na via. Confira, a seguir, seis novos recursos de direção anunciados pelo Waze.
1. Assistência na rotatória
Esse recurso do Waze vai ajudar motoristas com dificuldades na hora de fazer o giro em uma rotatória. A ferramenta informará o momento certo de fazer a conversão, qual faixa de rolamento escolher e onde sair para não perder a vez durante a manobra. Na tela do celular, o GPS do aplicativo acompanhará o giro para que o condutor entenda o acesso que deverá pegar. Segundo o Waze, esse recurso será lançado globalmente para todos os usuários de Android e iPhone ainda neste ano.
2. Alertas de veículos emergenciais
O Waze vai informar quando veículos emergenciais, como ambulâncias, estiverem parados na pista ao longo do percurso. A ideia é que o motorista possa ajustar o trajeto para fazer um desvio, caso seja necessário, facilitando o socorro prestado no local. Na tela do celular, o usuário visualizará um balão com um ícone de ambulância e um informe com a distância até o local do atendimento. Ao visualizar a notificação, o usuário poderá escolher se seguirá pelo trajeto ou pedirá ao app para encontrar outro caminho.
O alerta é inserido no app por organizações governamentais cadastradas no Waze for City, que oferece informações sobre a estrutura viária das cidades para tornar a circulação mais segura. Segundo a empresa, o alerta de veículos emergenciais já está disponível nos Estados Unidos, Canadá, México e França, nos aplicativos para Android e iPhone. O Waze afirma que mais países receberão a função em breve, mas não há data oficial para chegada do serviço no Brasil.
3. Alertas de alteração de limite de velocidade
O Waze já alerta aos motoristas quando há radares na pista. Porém, essa nova função vai notificar o usuário antecipadamente quando houver um limite de velocidade no trajeto. É uma possibilidade para ter mais tempo para desacelerar e se adequar às normas de segurança daquela via — além de evitar multas. Quando o condutor estiver próximo de uma fiscalização eletrônica, um texto será exibido na tela orientando a distância que o veículo tem para diminuir a velocidade. Esse recurso será implantado para todos os usuários ainda neste mês de março.
4. Alertas de lombadas e curvas fechadas
Além de buracos, cruzamentos e mau tempo, o Waze agora vai alertar os motoristas sobre a existência de lombadas, curvas fechadas e pedágios na pista. As notificações mostrarão a distância no mapa até a possível intervenção nas vias. O objetivo é fazer com que o motorista esteja preparado para reduzir a velocidade nessas situações, evitando acidentes e tornando a direção mais segura. Esses novos alertas também serão lançados para todos os usuários do app ainda neste mês de março, no Android e no iPhone.
5. Estacionamento sem estresse
Os motoristas agora terão acesso a informações mais detalhadas sobre os estacionamentos sinalizados no Waze. O aplicativo informará se essas garagens são cobertas, se há acessibilidade para cadeirantes, se oferecem manobristas e estações de carregamento para carros elétricos disponíveis. Segundo a empresa, em breve os motoristas poderão reservar suas vagas nos estacionamentos pelo próprio aplicativo, fazendo o pagamento dentro da própria plataforma.
O serviço será lançado nas próximas semanas para mais de 30 mil estabelecimentos nos Estados Unidos e Canadá, em cidades como Nova York, Chicago e Montreal. Não há previsão de chegada da função ao Brasil.
6. Rotas favoritas
O caminho para casa ou trabalho poderá receber ainda mais informações para ajudar o motorista durante o percurso. As chamadas “rotas favoritas”, aquelas que o usuário percorre com muita frequência, receberão dados sobre o trânsito em tempo real e possíveis atrasos ao longo do caminho. Isso dará ao condutor a opção de comparar o trajeto com outras alternativas e escolher a rota mais vantajosa. Essa atualização estará disponível para todos os usuários do Waze no mundo neste mês de março.
Fonte: Techtudo.