A Volkswagen anunciou que começará a integrar o chatbot ChatGPT aos carros da marca a partir do terceiro trimestre de 2024. O anúncio foi feito na segunda-feira (8), um dia antes do início oficial da CES 2024, que acontece em Las Vegas. Com a novidade, a assistente de voz IDA poderá ser usada para auxiliar a navegação ou até mesmo controlar o ar-condicionado. Além disso, ela poderá responder questões de conhecimentos gerais, fornecendo respostas relevantes para quase todas as consultas imagináveis.
A montadora alemã revelou que o Cerence Chat Pro, da empresa parceira Cearense Inc, é a base da nova função que permite a interação com o chatbot de Inteligência Artificial (IA) da OpenAI. Dessa forma, a IA do ChatGPT funcionaria com uma das inúmeras fontes utilizadas pelo Cerence Chat Pro para permitir que a IDA forneça respostas precisas a perguntas como “Qual a música brasileira mais regravada da história?” ou “Qual prato pedir em um restaurante japonês?”. Segundo a Volkswagen, para acionar os comandos basta dizer “Olá, IDA!” ou pressionar um botão no volante. A parceria com a Cerence vai valer para carros da marca na América do Norte e na Europa.
Os comandos e questionamentos relacionados diretamente ao veículo serão respondidos pelo próprio Cerence Chat Pro, que é um modelo de linguagem LLM treinado para reagir quando a IDA é acionada para funções como acender as luzes da cabine ou para responder perguntas como “Onde está a bateria do carro?”.
Quanto à privacidade, a Volkswagen garante que o ChatGPT não tem acesso a nenhum dado do veículo, uma vez que o histórico de conversas é excluído imediatamente após a consulta. Segundo a montadora, o novo chatbot será oferecido em conjunto com a última geração de infoentretenimento nos seguintes modelos: ID.7, ID.4, ID.5, ID.3, o novo Tiguan e o novo Passat, bem como no novo Golf. A empresa, no entanto, não revelou preços ou detalhes sobre a disponibilidade dos veículos.
Fonte: Techtudo.