A fabricante sul-coreana Samsung voltou a comunicar ao público que a plataforma Galaxy AI será eventualmente transformada em um serviço pago. A marca vai começar a cobrar a partir de 2026 pelas funções de inteligência artificial em aparelhos da empresa.
A confirmação veio em um comunicado da própria companhia para a imprensa em seu site oficial a respeito de uma experiência promovida pela marca. Ao final da postagem, ela reforça que as funcionalidades não serão oferecidas sem custos para sempre.
“Os recursos do Galaxy AI serão disponibilizados gratuitamente até o final de 2025 em dispositivos Samsung Galaxy compatíveis. Termos diferentes podem ser aplicados a recursos de IA fornecidos por terceiros”, diz o texto na nota de rodapé. Não há informações sobre como será feita a cobrança e nem qual o valor.
A expectativa já era de que a Samsung começasse a cobrar por alguns recursos do Galaxy AI a partir do ano que vem. Em uma entrevista há alguns meses, o próprio CEO da companhia sugeriu a possibilidade. Essa é a primeira vez, entretanto, que há informações sobre os tais “termos diferentes” sobre certos recursos da plataforma.
O texto provavelmente se refere às funções em parceria com a Google — caso do Circule para Pesquisar, que é uma das ferramentas mais populares entre os usuários. Além dela, a Galaxy AI atualmente oferece recursos de resumo de texto, auxílio da composição de mensagens, edição de fotos inteligente e um tradutor.
Os Galaxy Experience Spaces são espaços interativos instalados pela Samsung em diferentes cidades para que o público possa “explorar a próxima fase do Galaxy AI em primeira mão”. As cidades de Paris, Berlim, Nova York, Dubai, Jacarta, Seul e Tóquio foram escolhidas para o evento, que acontece de 10 de julho até agosto na maior parte das cidades.
Galaxy AI pode ganhar novidades em breve
A experiência interativa também serve de aquecimento para o próximo Galaxy Unpacked, evento de apresentação dos próximos lançamentos da Samsung para 2024. A conferência acontece em Paris no dia 10 de julho, às 10 horas (horário de Brasília), com cobertura ao vivo e tradução simultânea para o português do Brasil no canal do TecMundo.
São esperados para a apresentação os smartphones dobráveis Galaxy Z Fold 6 e Galaxy Z Flip 6, além dos relógios Galaxy Watch 7, detalhes do anel inteligente Galaxy Ring e novos fones de ouvido. Mais funções da Galaxy AI também podem ser reveladas.
Fonte: Tecmundo.