O TikTok está testando o AI Song, elemento generativo de inteligência artificia (IA) no app que pode gerar uma música original para acompanhar os vídeos produzidos na rede social. A ferramenta funciona por meio de um processo básico de comando de texto para gerar as canções. Como ainda não está completo, diversos produtores de conteúdo com acesso ao AI Song, relataram que as músicas criadas não são tão boas e ainda precisam de algumas melhoras. A seguir, confira tudo o que sabe até agora sobre a novidade.
Segundo o próprio TikTok, “AI Song é um recurso experimental do TikTok que usa IA para criar músicas com base nas instruções que você insere”. Ou seja, continua na fase experimental e pode (ou não) melhorar seu funcionamento antes de estar disponível para todos.
A empresa observa ainda que as letras das músicas geradas por meio da ferramenta são desenvolvidas pelo Bloom, um modelo de linguagem com mais de 50 idiomas. O conjunto de dados Bloom contém mais de 176 bilhões de parâmetros. Por isso, deve haver uma maior variedade de opções líricas que geram diversos resultados.
A AI Song pode ser muito útil para criar vídeos com uma música específica sobre algum tema, e o criador terá certeza que é um som livre de direitos autorais. Assim, pode ser mais fácil criar músicas divertidas como forma de humor, seja dublando a nova música ou apenas divulgando a canção.
Como a ferramenta AI Song funciona
Para as contas nas quais a novidade está disponível, basta acessar o espaço destinado à escolha de música para seu vídeo e tocar em AI Song. A tela ficará igual na imagem abaixo. Basta escrever o prompt (o que você deseja que tenha na música) e gerar o novo som. Uma dica é ser bem específico no prompt para que a música criada por IA seja o mais próximo do que você deseja. Importante pontuar que o recurso foi projetado para ser usado por diversão, não para tentar criar uma canção perfeita.
As letras geradas são combinadas com músicas de um catálogo pré-salvo criado no TikTok, e você pode mudar a vibração alternando entre “pop”, “EDM” e “HipHop”. Conforme o vídeo feito pelo criador de conteúdo @jonahcruzmanzano, o aplicativo ressalta que “existem regras que devem ser seguidas” ao usar o AI Song. Por exemplo, a ferramenta não pode ser usada para explorar ou prejudicar menores de idade, ou espalhar informações falsas. O mesmo vale para difamar, personificar ou assediar outras pessoas.
Fonte: Techtudo.