“Os Simpsons” podem ter antecipado um dos lançamentos tecnológicos mais comentados do momento: o Apple Vision Pro. A série, criada por Matt Groening, é reconhecida mundialmente por sua capacidade de prever eventos futuros e, desta vez, não foi diferente. Segundo relatos entusiasmados de usuários no X (antigo Twitter), a série teria previsto a chegada do headset de realidade mista da Apple, que começou a ser vendido nos Estados Unidos na sexta-feira (2) por US$ 3.499 (cerca de R$ 17.200 em conversão direta, sem considerar impostos).
Para aqueles que ainda não estão familiarizados, esses dispositivos ao estilo “Black Mirror” são controlados por movimentos dos olhos, comandos de voz e gestos das mãos, oferecendo uma variedade de experiências mista extremamente imersivas. O modelo da Apple traz aplicativos nativos da fabricante, mas também têm programas de outras empresas adaptados para funcionar nele. É possível ver fotos, se divertir com jogos, ouvir músicas, assistir a filmes, entre outras atividades.
A invenção do Vision Pro pode ter sido uma novidade recente, mas, de acordo com a série, sua concepção já havia sido prevista em 2016, no episódio “Friends and Family” da 28ª temporada. Nele, Mr. Burns contrata Marge, Bart, Lisa e Maggie para ser sua família virtual em um teste para um novo headset, surpreendentemente semelhante ao Vision Pro. Após ser lançado ao público, o dispositivo causa um verdadeiro tumulto em Springfield. Na imagem abaixo é possível ver vários personagens da série em situações inusitadas enquanto usam o aparatoso headset.
Usuários do X destacaram a semelhança dessas cenas com fotos e vídeos quase distópicos de pessoas usando o Vision Pro em público, incluindo um entusiasta da tecnologia usando os óculos visíveis em um metrô de Nova York, e outro caminhando por uma rua em San Jose, Califórnia, interagindo com objetos que só ele pode ver. A previsão de “Os Simpsons” sobre a aparência cômica das pessoas usando o Apple Vision Pro provocou reações mistas, com um usuário do X comentando como a série acertou em cheio.
Relembre outras vezes em que Os Simpsons previram o futuro
Esta última previsão se junta a uma longa lista de eventos que “Os Simpsons” são creditados por terem antecipado. Eles incluem o submarino desaparecido em busca de novas imagens do Titanic, a invasão da Ucrânia pela Rússia, a nova logo do Twitter, e a eleição de Donald Trump como presidente.
As coincidências entre “Os Simpsons” e eventos do mundo real continuam fascinando fãs e críticos, reforçando o legado da série como um espelho satírico da sociedade que, às vezes, se aproxima de um oráculo cultural. Embora muitas de suas “previsões” sejam vistas como meras coincidências, elas destacam a genialidade dos roteiristas em capturar e satirizar aspectos da vida contemporânea que, com o tempo, se tornam realidade.
Fonte: Techtudo.