Lançado pela OpenAI em novembro de 2022, o ChatGPT conquistou rapidamente 100 milhões de usuários em apenas dois meses, estabelecendo um recorde para a base de usuários de crescimento mais rápido segundo relatório da UBS, empresa americana de gerenciamento financeiro.
Apesar de sua enorme base de usuários, o ChatGPT não é algo com o que todos estão familiarizados. Se você nunca usou o ChatGPT e está interessado em experimentá-lo, este guia fornecerá algumas informações essenciais sobre a ferramenta, incluindo suas capacidades e limitações, para ajudá-lo a determinar se ele atende às suas necessidades.
Afinal, o que é o ChatGPT
Este chatbot com tecnologia de inteligência artificial (IA) foi projetado para envolver os usuários em conversas humanas. Embora não seja totalmente indistinguível de um ser humano, a ferramenta utiliza o conceito de Processamento de Linguagem Natural (PNL) para gerar respostas relevantes às consultas dos usuários.
Sendo uma IA generativa, o ChatGPT gera uma resposta a partir de um comando de solicitação, ou prompt, como é chamada no meio. Ela pode ser uma simples pergunta sobre um assunto aleatório, até pedidos de conteúdos específicos, como letras de música, textos para e-mails, resumo de livros e artigos completos.
Mas, cuidado, é sempre importante verificar se os dados entregues pelo ChatGPT condizem com a realidade, se os autores citados estão corretos e, se for utilizar a resposta em um contexto acadêmico ou de trabalho, conferir a originalidade do texto em um software de checagem de plágio. Afinal, o ChatGPT é passível de erro, como qualquer software.
Diferentes maneiras de acessar o ChatGPT
Existem vários métodos para acessar o ChatGPT, e você pode iniciar sua jornada no ChatGPT seguindo este guia passo a passo:
1. Use a página oficial do ChatGPT
A forma mais óbvia de acessar o ChatGPT – e a que a maioria das pessoas usa – é criar uma conta no OpenAI:
Visite o site do ChatGPT e clique no botão “Cadastre-se”.
Digite seu endereço de e-mail quando solicitado e clique em “Continuar”. Você também pode criar uma conta ChatGPT usando sua conta Google, Apple ou Microsoft, o que acelera um pouco o processo.
Crie uma senha, que deve conter pelo menos 12 caracteres.
Você receberá um e-mail de verificação da OpenAI após a criação da conta. Clique no botão “Verificar endereço de e-mail” nesse e-mail.
O ChatGPT solicitará seu nome e data de nascimento assim que for confirmado que você está usando um endereço de e-mail válido para fazer login. Digite ambos e clique no botão “Concordo”.
Com isso, você está oficialmente apto a usar a versão gratuita do ChatGPT. Digite um prompt – a ferramenta fornece vários exemplos que podem ser utilizados – e o ChatGPT responderá em alguns segundos.
2. ChatGPT para aplicativos móveis
Depois de criar uma conta no ChatGPT, você poderá usar o mesmo login no seu smartphone ou tablet. É acessível em ambos, no Google Play e na Loja da Apple, oferecendo interface limpa e respostas quase instantâneas às suas solicitações. Curiosamente, o aplicativo do ChatGPT também permite que o usuário faça a solicitação por comando de voz.
3. Use um ChatGPT sem login
Se você tiver dúvidas sobre a criação de uma conta OpenAI, seja por questões de privacidade ou restrições geográficas, ainda é possível acessar o ChatGPT.
elo site do HIX.AI, que é em si uma ferramenta de IA completa para criação de conteúdo, você pode utilizar a versão gratuita do ChatGPT sem fornecer quaisquer detalhes. Basta acessar o endereço hix.ai/pt/chatgpt e para começar a usar sem compromisso.
Há também um chatbot chamado HIX Chat, que oferece as mesmas respostas que o ChatGPT forneceria, além de permitir o upload de arquivos para análise da ferramenta. Este chatbot mantém um histórico de suas solicitações e perguntas, útil para voltar às respostas da ferramenta se você estiver pesquisando um artigo.
Fonte: Tecmundo.