Nubank lançou, nesta quinta-feira (4), a nova função Chamada Verificada, que permite que clientes verifiquem, pelo aplicativo, quando a companhia fez um contato telefônico direto. A ferramenta surge em um momento onde golpistas têm cometido fraudes contra correntistas, ao simularem uma central de atendimento falsa do banco digital.
Os criminosos ligam para as vítimas e alertam sobre supostas compras realizadas no cartão de crédito. Ao não identificarem os valores, os clientes seguem os passos indicados pelo telefone e tendo dados sensíveis violados. A ideia da “Chamada Verificada” é coibir justamente esse tipo de prática ilícita. Nas próximas linhas, confira mais detalhes sobre a nova função contra golpes do Nubank.
A Chamada Verificada é mais uma camada de segurança criada pelo Nubank para prevenir invasões e perdas em contas de usuários na plataforma, e faz parte da ação contra o chamado Golpe da Falsa Central. Recentemente, o banco digital lançou, inicialmente para dispositivos Android, a função Alô Protegido, que pode identificar e bloquear chamadas de falsas centrais de atendimentos.
O Nubank alerta ainda que nunca pede que clientes baixem aplicativos, forneçam dados pessoais ou troquem senhas durante ligações. Em caso de suspeita, desligue a chamada e procurar a empresa diretamente pelos canais oficiais de atendimento.
Como funciona a Chamada Verificada?
A Chamada Verificada funciona como uma espécie de aviso em tempo real, e comunica se aquela chamada recebida foi realmente feita pelo banco, ou se trata de um golpe. Para isso, basta entrar no aplicativo do Nubank e verificar se há um alerta na tela inicial. Vale destacar que esse aviso só é realizado pelo banco quando a ligação for realizada pela companhia ou parceiros credenciados. Portanto, se o cliente receber uma chamada no telefone, e não aparecer no app, é golpe.
“No Nubank, a segurança de nossos clientes é prioridade máxima, e estamos sempre buscando maneiras inovadoras de aprimorar nossas medidas de proteção. Essa nova função dá aos usuários um recurso em tempo real para estarem mais protegidos contra um golpe que, infelizmente, se tornou muito comum no Brasil. A novidade reforça nosso compromisso de usar tecnologia para combater e prevenir novas ameaças, de uma maneira rápida e fácil de usar”, afirma Fabiola Marchiori, VP de Engenharia e gerente geral de combate a fraudes do Nubank.
Fonte: Techtudo.