Os computadores de fabricantes parceiras da Microsoft vão ganhar uma nova tecla a partir de 2024. A novidade é um atalho para o Copilot, a ferramenta de inteligência artificial (IA) da empresa.
A informação foi confirmada pela própria Microsoft em uma publicação no blog da empresa, incluindo um vídeo que apresenta a prévia da tecla de atalho. Ela tem a logo do Copilot e será normalmente posicionada no lado direito do periférico, próximo às setas direcionais.
Segundo a companhia, essa é a alteração mais significativa em teclados com Windows dos últimos 30 anos — desde a introdução da tecla com a logo do sistema operacional, que abre automaticamente o Menu Iniciar.
A Microsoft acredita que a tecla do Copilot fará com que a plataforma de IA vire uma “parte essencial” da rotina dos usuários e ajude na integração do serviço com outras ferramentas do sistema operacional.
O Copilot é o nome escolhido pela empresa para unificar o chatbot, o assistente pessoal e as demais ferramentas de IA da companhia. Anteriormente, ele era chamado de Bing Chat em alguns ambientes.
O serviço é gratuito e utiliza o modelo de linguagem GPT-4 para funcionar. A tecnologia é da OpenAI e envolve mais parâmetros e tarefas mais complexas do que a versão gratuita do popular ChatGPT.
Recentemente, a plataforma ganhou também uma versão para dispositivos móveis Android e também no iOS. A companhia confirmou ainda uma versão para Windows 10, mas ela ainda não tem previsão para chegar no sistema mais antigo.
Até agora, não foram detalhadas quais serão as fabricantes com modelos de desktops e notebooks já terão a tecla do Copilot inclusa em seus próximos lançamentos. Apenas a própria Microsoft já está confirmada, com a adição do atalho nos próximos modelos da família Surface de notebooks.
Modelos apresentados durante a CES 2024, feira de tecnologia que acontece entre os dias 9 e 12 de janeiro, devem ser os primeiros com o novo atalho. Esses aparelhos serão lançados nos próximos meses, a partir de fevereiro deste ano.
Fonte: Techmundo.