A Our World In Data criou um rastreador de dados sobre as campanhas de vacinação contra o coronavírus no mundo. Segundo a organização, as estatísticas sobre as ações de imunização em massa são geradas a partir de informações oficiais dos governos.
“Uma base global sobre as taxas de vacinação contra a covid-19 é essencial para monitorar o progresso”, destaca a página. “Forneceremos atualizações semanais através de quadros interativos com conjuntos de dados”.
O principal quadro da Our World In Data apresenta o número total de doses de vacinação administradas ao redor do mundo. Esse valor é contabilizado como uma dose única, independente do regime de dosagem específico.
Com dados apurados a partir de 5 de janeiro de 2021, a organização informa que 14,56 milhões de vacinas foram distribuídas no mundo inteiro. Na liderança, os Estados Unidos e a China já ultrapassaram 4,5 milhões de doses de imunização.
Israel tem o melhor desempenho per capita com o total de 1,37 milhão de doses aplicadas. O Reino Unido está em 4º lugar na lista com mais de 940 mil vacinas distribuídas e a Rússia aparece em 6º lugar com 800 mil.
Países mais ricos saem na frente
De modo geral, as informações da Our World In Data mostram que as nações mais ricas foram as primeiras a garantir o acesso à vacina. Enquanto isso, países mais pobres – ou que não souberam se organizar – devem continuar esperando pelo fornecimento.
A organização também destaca que diversas vacinas foram autorizadas para uso emergencial. Essa foi a estratégia adotada por vários países para aproveitar ao máximo a oferta limitada do insumo disponível no começo de 2021.
No Brasil, o Ministério da Saúde afirmou nesta quarta-feira (6), que iniciará a vacinação contra a covid-19 ainda no mês de janeiro. Recentemente, o governo do estado de São Paulo declarou que a campanha de imunização começará no dia 25 de janeiro.
Fonte: Tecmundo.