A Microsoft lançou recentemente o aplicativo Copilot para Android e iPhone (iOS). A nova plataforma substitui o Bing Chat, que podia ser acessado pelo navegador. O app é um chatbot movido por inteligência artificial (IA) capaz de realizar várias tarefas para o usuário, e tem como principais recursos responder perguntas, criar imagens e conteúdos em texto. Os usuários podem conversar com o mais recente modelo de IA da OpenAI, o GPT-4, e gerar imagens com o DALL·E 3. Mas afinal, o Copilot é melhor que o ChatGPT? A seguir, confira tudo sobre o novo app de IA da Microsoft.
O que é Microsoft Copilot?
O Microsoft Copilot é um aplicativo de chat que permite conversar com os últimos modelos de IA desenvolvido pela OpenAI (GPT-4 e DALL·E 3). O Copilot auxilia o usuário a realizar diversas tarefas por meio de conversas. Ao enviar uma mensagem no chat, o app gera respostas de forma instantânea sobre a pergunta ou comentário feito. É possível também criar conteúdos personalizados a partir de comandos e converter textos em imagens.
Como funciona o app do Microsoft Copilot?
O Microsoft Copilot é alimentado por inteligência artificial. No topo da tela inicial, o aplicativo exibe um botão que permite o usuário ativar o modelo de IA GPT-4. O início ainda apresenta algumas opções de tópicos para iniciar a conversa no chat. Caso aceita a sugestão do app, toque sobre uma ideia para começar.
Na parte de baixo, fica a barra para enviar perguntas e comandos. É possível conversar mesmo sem estar logado no app, mas com ações limitadas. Para ter a experiência completa, que inclui mais perguntas e diálogos mais longos, faça o login com uma conta Microsoft tocando no ícone de perfil, localizado no canto superior esquerdo. O usuário pode mandar uma pergunta por texto, áudio ou imagem. Abaixo da resposta gerada, o chat ainda disponibiliza links de páginas da internet, caso o usuário queira saber mais sobre o assunto.
O que é possível fazer com o app Microsoft Copilot?
O usuário pode fazer uma série de tarefas com o app. A Microsoft afirma que, no Copilot, é possível perguntar sobre qualquer coisa, criar imagens e diversos tipos de conteúdo, como e-mails, currículos, documentos, poemas, músicas e muito mais. A IA do chat também é capaz de contar piadas, criar slogans, dar conselhos, criar códigos, planejar viagens e muito mais.
O usuário ainda consegue encontrar inspirações, consumir conteúdos sobre diversos temas, jogar com a IA, entre outras possibilidades. Por fim, um recurso interessante permite que o usuário escolha um estilo de conversa entre “Mais criativo”, “Mais balanceado” e “Mais preciso”.
Qual a diferença entre o app do ChatGPT e o Copilot?
O ChatGPT e o Copilot possuem funções similares. Apesar disso, apresentam algumas diferenças. A primeira delas são os desenvolvedores dos aplicativos, enquanto o ChatGPT é da OpenAI, o Copilot é da Microsoft. Além disso, a versão GPT-4 no ChatGPT está disponível apenas para usuários do plano pago. Já o app da Microsoft oferece o mesmo modelo gratuitamente.
Em relação às funções de usabilidade das plataformas, podemos destacar o recurso que permite visualizar os históricos de conversas presente apenas no app ChatGPT. No entanto, o Copilot também possui ferramentas exclusivas, como a possibilidade do usuário escolher entre três modos de conversa e a criação de imagens.
Em testes feitos pelo TechTudo, foi percebido que as respostas são geradas mais rápidas e mais completas no ChatGPT. Além disso, a função para conversar com o chat por áudio é mais realista e fluida no aplicativo desenvolvido pela OpenAI. Porém, o chat da Microsoft é bem criativo, e oferece o interessante recurso do link da web para o usuário se aprofundar mais sobre o assunto.