Seguindo o plano de lançar a cobertura do 5G “puro” (standalone) nas capitais brasileiras, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) liberou o sinal nesta segunda-feira (22) para Florianópolis (SC), Palmas (TO), Rio de Janeiro (RJ) e Vitória (ES). À medida que mais pessoas acessam a nova tecnologia, cresce também o interesse para saber em quais bairros o 5G é acessível.
Essa informação na verdade é possível com seu celular, por meio do aplicativo Speedtest, da Ookla. Disponível gratuitamente para iOS e Android, ele é capaz de mostrar um mapa da cobertura de telefonia móvel da sua cidade, mostrando onde há 5G ou as gerações anteriores de conexão móvel, como 4G, 2G e 3G.
Após instalar o app, é preciso na primeira vez de uso a pessoa dar as devidas permissões a recursos do celular, como local (GPS) e sinal do telefone. Isso é necessário para que o app dê informações personalizadas de acordo com sua posição geográfica e a qualidade do sinal do telefone.
Após uma rápida transição ele mostra o mapa da cidade subdividido em quadrados coloridos. As cores seguem os padrões mostrados no inferior da tela, de acordo com a melhor conexão presente naquela região.. Assim, áreas 5G são azuis; LTE (um sinônimo de 4G no Brasil) são verdes; e 2G/3G são amarelas. Áreas vermelhas ou pretas não dão sinais de que há sinal de internet presente.
Caso clique na aba no intferior da tela, o app mostra a opção de ver o mapa pela melhor conexão (habilitada por padrão) ou a mais comum, ou seja, o tipo de sinal mais forte. Isso porque a mesma região pode estar com 5G, mas também 3G e 4G. Ao ver a mais comum, você descobre que, apesar de uma certa área ter algum 5G, o sinal mais forte nela pode ser o 3G, por exemplo.
Fonte: Terra.