O aplicativo Life360, disponível para download em celulares Android e iPhone (iOS), permite rastrear o celular e acompanhar a localização de amigos e familiares. O app promete compartilhar com o usuário um mapa privado e envia notificações quando uma pessoa chega a um determinando local salvo na plataforma. A seguir, tire suas dúvidas sobre o app Life360. Saiba como usar o aplicativo, entenda em que casos o uso pode ser útil e se ele é confiável.
Para que serve o aplicativo Life360?
O aplicativo Life360 serve para acompanhar a localização de familiares e/ou amigos por meio do rastreamento de celular. Conhecido como um app de segurança familiar, o app pode ser útil para pais monitorarem a viagem dos filhos, por exemplo, pois exibe a localização da pessoa em tempo real e sinaliza quando ela chega ao local indicado.
Além disso, o Life360 se mostra como uma boa opção para acompanhar familiares que precisam de cuidados especiais, como pessoas com Alzheimer. O app ainda pode servir para encontrar amigos em festas ou em locais onde há muitas pessoas.
Como funciona o app Life360?
Para ter acesso ao rastreamento do app Life360, o usuário precisa convidar as pessoas que deseja monitorar compartilhando um código exibido na plataforma. Aqueles que aceitarem, vão fazer parte do que é chamado de “Círculo”. Após se conectarem, todos os usuários têm acesso às localizações em tempo real do grupo.
Na tela inicial, o app exibe um mapa com “pins” para representar o local em que cada pessoa está. É possível adicionar uma foto para identificar o membro do grupo e facilitar o acompanhamento.
Entre outros recursos interessantes do app, estão o relatório de motorista, que mostra os quilômetros percorridos no mês, velocidade máxima e se o usuário trocou mensagens enquanto dirigia. O aplicativo também oferece um botão de alerta que pode ser usado em situações de risco. Quando acionado, ele entra em contato com pessoas do círculo em segundos.
O Life360 é seguro?
O Life360 é um aplicativo bem popular nos Estados Unidos. O site oficial do app mostra resenhas positivas sobre o serviço publicadas em jornais como The New York Times e The Wall Street Journal. A plataforma está disponível na Google Play Store e na App Store e, portanto, passam por algumas verificações de segurança, o que torna o aplicativo mais seguro em relação a ameaças de vírus.
Apesar disso, vale destacar que o Life360 faz uma grande coleta de dados dos usuários, o que acende um alerta para alguns especialistas. Em teste feito pelo TechTudo, o app exibe na tela mensagens afirmando só pode oferecer todas as funções se o usuário permitir que acesso às Notificações, à Atividade Física e à Localização (o tempo todo) do seu celular.
Em março deste ano, por exemplo, estudantes da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, publicaram um artigo citando algumas vulnerabilidades de segurança na plataforma. Os autores defendem, porém, que a ideia da pesquisa não é obrigar usuários a desinstalarem o app, mas incentivar a empresa a investir mais em recursos de segurança.
Como ver a localização de uma pessoa no Life360?
Para ver a localização de uma pessoa no Life360 os indivíduos precisam estar conectados ao mesmo “Círculo” (grupo). Nessas condições, o usuário pode procurar pelo Pin do usuário no mapa exibido na tela inicial do app. O Pin mostra a localização da pessoa. Ao tocar sobre ele, o usuário consegue ver o nome da rua, horário de chegada ao local e visualizar um resumo do percurso da pessoa monitorada.
Outra forma de ver a localização de uma pessoa no Life360 é por meio das notificações, que alertam ao usuário quando os indivíduos do grupo chegam ou saem de casa, do trabalho ou da escola.
Fonte: Techtudo.