Aplicativos de organização estão disponíveis para Android e iPhone (iOS) e podem ajudar os usuários a montar e seguir a rotina diária de tarefas. As opções são úteis para monitorar o tempo, salvar conteúdos importantes, fazer anotações e ainda visualizar cada etapa de um projeto. Também é possível alcançar foco com apps de gerenciamento de tempo, que criam estratégias para manter o usuário longe do celular por períodos determinados. Na lista a seguir, confira seis apps para organizar rotina.
1. Toggl Track
O Toggl Track é um aplicativo que registra o tempo gasto em cada tarefa. A plataforma funciona como um cronômetro, que permite dar título ao projeto em execução. Para começar a monitorar o tempo, basta apertar play. Uma função interessante do app é a de relatórios, que exibe gráficos com as informações sobre como o usuário tem dividido seu tempo.
A ferramenta auxilia na organização de tarefas e é ideal para quem precisa cumprir várias demandas ao longo do dia. Vale lembrar também que, com o home office, algumas empresas pedem para que os colaboradores registrem o tempo usado para cumprir suas funções. O Toggl Track permite preencher esses dados com mais facilidade.
2. Pocket
O Pocket permite salvar conteúdos da web em um só lugar, sendo uma ótima opção para guardar textos para ler mais tarde. Para enviar notícias, artigos e vídeos no app, o usuário deve selecionar o ícone de compartilhamento na plataforma do conteúdo e, então, escolher a opção “Adicionar no Pocket”. Uma função interessante do aplicativo é a “Ouvir”, que transforma qualquer conteúdo salvo em áudio.
Com um layout simples, o Pocket permite organizar os conteúdos em uma lista usando tags ou ainda arquivando arquivos que já não sejam mais do seu interesse. As funcionalidades do app auxiliam na organização de leituras, além de facilitar o acesso a conteúdos que os usuários desejem visualizar mais tarde.
3. Trello
O Trello é um organizador de tarefas popular entre profissionais de diversas áreas. O app permite controlar e visualizar os fluxos de produção, e seu layout consiste em um quadro editável com diversos cartões. É possível personalizar os cartões com nome da tarefa, data de entrega e descrição. Você também pode encarregar os colaboradores de funções a serem cumpridas. Recursos como as “Etiquetas” e “Checklist” auxiliam na organização das demandas, e várias pessoas podem ser adicionadas a um mesmo quadro.
O app permite que os colaboradores de um card se comuniquem pela própria plataforma. À medida que o usuário avança nas tarefas, ele pode mover o cartão para a próxima etapa de produção até finalizá-la. A ferramenta, simples e intuitiva, é um gerenciador de tarefas que pode ser útil para organizar os estudos, demandas do trabalho e até mesmo viagens.
4. Google Keep
Outra opção de aplicativo para organizar rotina diária é o Google Keep, que funciona como um bloco de notas virtual. Nele, é possível adicionar lembretes e anotações de forma rápida, simples e sem gastar papel. Os usuários também podem usar os “post-its” digitais para criar listas com os afazeres da rotina. Além disso, você pode também dar “check” sempre que concluir cada tarefa.
É possível ainda adicionar imagens e gravações, além de convidar pessoas por e-mail para participarem do painel virtual. Outro recurso interessante do aplicativo é a ferramenta de desenho, que permite escrever como se fosse papel e conta com diversos pincéis.
5. Google Agenda
Como o nome indica, o Google Agenda é um aplicativo que funciona como uma agenda virtual. O layout do app traz um calendário com três modos de visualização: mensal, semanal e diário. Desse modo, facilita o gerenciamento das reuniões e tarefas que fazem parte da rotina. No app, é possível marcar chamadas e convidar pessoas, além de indicar o local ou a plataforma do encontro com seu respectivo link, caso seja remoto.
Um recurso interessante é integração ao Google Workplace, que possibilita checar a disponibilidade dos colegas da sua equipe de trabalho para participar de reuniões. O Google Agenda é útil principalmente para gerenciar os compromissos ao longo da semana, e conta também com opção de notificação.
6. Plantie (iPhone) e Forest (Android)
Embora smartphones sejam úteis para algumas tarefas, passar muito tempo no celular pode acabar prejudicando a produtividade nos estudos e no trabalho. Pensando nisso, os apps de gerenciamento de tempo Plantie, para iPhone, e Forest, para Android, trazem funcionalidades que ajudam o usuário a focar nas tarefas da vida real. As plataformas funcionam como uma espécie de jogo, em que, à medida que o usuário completa um tempo especificado sem usar o celular, ele faz com que uma muda de planta vire uma árvore. Caso a pessoa entre em algum outro aplicativo ou saia do gerenciador antes de completar o tempo de foco, a árvore morre.
Quanto mais tempo você conseguir ficar longe do celular, mais as árvores vão se multiplicar. O objetivo, então, é formar uma floresta. Os aplicativos permitem que o usuário escolha a espécie da planta e o tipo de tarefa que deseja focar. Em vez de ligar o temporizador, o app exibe o botão “Plantar”. Outro recurso interessante dos apps são os sons de natureza, que podem ser adicionados enquanto o temporizador está ligado.
Fonte: Techtudo.