A Apple é a empresa que mais tem a comemorar no instável mercado de smartphones de 2023. De acordo com dados ainda preliminares da IDC, a companhia foi a fabricante que mais vendeu celulares ao longo do ano.
Segundo os dados do atual relatório, a companhia ultrapassou a sul-coreana Samsung em quantidade de unidades enviadas para venda — um feito que não acontecia desde 2010. Ao todo, foram comercializados 234,6 milhões de unidades pela Apple, contra 226,6 milhões da rival.
A terceira colocada segue sendo a chinesa Xiaomi. Apesar do bom resultado de 145,9 milhões de aparelhos vendidos ao longo do ano, a empresa está cada vez mais distante do topo do ranking que antes buscava.
Completam o pódio as chinesas Oppo e Transsion. Esta é a grande novidade da lista e estreante em 2023, sendo responsável por submarcas focadas em custo-benefício como a Infinix.
Mercado em baixa, Apple em alta
Ainda de acordo com os dados da IDC, o mercado global de smartphones caiu 3,2% em relação ao ano de 2022. A queda seria ainda mais acentuada, mas o desempenho do setor no último trimestre do ano foi acima do esperado com um aumento de 8,5% nas vendas.
Além disso, o perfil médio do consumidor também mudou: o público agora dá preferência para modelos premium que, mesmo mais caros, levam mais tempo para ficarem defadados.
Nova líder com 20,1% da fatia de mercado, a Apple é a única empresa do top 3 que aumentou o seu domínio ao longo de 2023. O desempenho da linha iPhone 15 ajudou ela a crescer 3,7% no ano, mesmo com problemas no mercado da China, enquanto Samsung e Xiaomi encolheram.
A Samsung agora tem 19,4% do mercado e caiu 13,6% no ano. Segundo a IDC, o principal motivo é a atual diversificação entre as fabricantes de aparelhos com Android. Marcas como OnePlus, Oppo, Honor, Google Pixel e o retorno da Huawei fizeram o cenário ficar ainda mais competitivo.
O relatório completo da IDC ainda não foi divulgado e alguns dados podem mudar. Ainda assim, a ultrapassagem da Apple deve se manter e só acirrar ainda mais a disputa pelo setor de celulares em 2024.
Fonte: Tecmundo.