TikTok e Kwai são referências quando o assunto é apps de vídeos curtos. Entretanto, outras opções, também disponíveis para Android e iPhone(iOS), podem apresentar funções semelhantes aos populares aplicativos chineses. Uma das opções é o YouTube Shorts, já disponível no aplicativo do YouTube, que conta com vídeos de até 60 segundos e integração com os criadores de conteúdo da plataforma. Já no Vimeo, é possível se dedicar a produção e criação de conteúdo profissional, devido às diferentes ferramentas de edição. Nas próximas linhas, confira mais apps de vídeos curtos, além do TikTok e Kwai, que você precisa conhecer.
1. Triller
Disponível para Android e iPhone (iOS), o aplicativo Triller é uma plataforma de entretenimento centrada em criadores, que proporciona uma comunidade de vídeos dinâmica semelhante ao TikTok. Para promover a criação de vídeos musicais, o aplicativo oferece desafios populares, por meio de hashtags. Além disso, o usuário pode personalizar seus vídeos com mais de 100 filtros, textos, desenhos e emojis, enquanto colabora em vídeos em grupo com amigos locais ou globais.
O algoritmo exclusivo de edição automática simplifica o processo, e permite a criação de vídeos de aparência profissional em poucos minutos. Popular no mundo, o Triller já atraiu milhões de usuários, incluindo celebridades como Chance the Rapper, Justin Bieber e Kevin Hart.
O app Triller está disponível na Google Play Store e App Store. Após baixar a plataforma de vídeos, informe a sua idade e realize o cadastro. Na tela inicial, será possível ver o conteúdo compartilhado na seção “Para Você”, disponível no formato de feed infinito, como o TikTok e Kwai. Se gostar de algum perfil, basta clicar na opção “Follow” para seguir.
2. Snapchat
O Snapchat pode ser baixado no Android e iPhone (iOS), e oferece uma abordagem rápida e divertida para compartilhar momentos com amigos e familiares. No app, a funcionalidade “Snap” permite captar fotos ou vídeos de forma instantânea com a câmera do aplicativo, enquanto recursos como Lentes, Filtros e Bitmojis permitem a expressão criativa.
A opção de Chat garante a comunicação em tempo real, com acesso às funções Histórias em Grupo e Video Chat, com até 16 amigos. Para quem gosta de acompanhar vídeos curtos e fotos, as Histórias são semelhantes aos Stories do Instagram e oferecem uma visão do dia de amigos e da comunidade com base em interesses.
O recurso Holofote destaca o melhor conteúdo do Snapchat, enquanto o Mapa permite compartilhar localizações. Além disso, as Memórias possibilitam salvar, editar e compartilhar momentos favoritos, enquanto o Perfil de Amizade oferece uma visão única das interações, com Carimbos que mostram detalhes como a compatibilidade astrológica e a duração da amizade.
Para começar a usar, é preciso fazer um cadastro rápido, com nome, data de nascimento e senha. Depois, basta acessar o menu inferior, ao clicar na opção “Histórias”, para ter acesso às postagens feitas no app durante o dia.
3. Vimeo
O Vimeo permite assistir, carregar e gerenciar vídeos em alta definição (HD) sem anúncios indesejados. O app tem como funções nativas carregar vídeos diretamente de dispositivos Android, gravar telas, editar, cortar e transmitir eventos ao vivo.
As ferramentas de vídeo com tecnologia de inteligência artificial (IA) simplificam a criação com a geração automática de roteiros e edição intuitiva. Nesse sentido, o Vimeo é ideal para profissionais que desejam criar conteúdo de alta qualidade, colaborar remotamente com equipes e gerenciar a produção pelo dispositivo móvel.
As funcionalidades do Vimeo incluem a capacidade de compartilhar vídeos com privacidade, mediante senhas e links exclusivos, além de assistir a vídeos em HD, sem anúncios, baixá-los para visualização offline e utilizar o Chromecast para telas maiores. Os usuários também podem personalizar o feed ao seguir criadores, explorar novos vídeos e categorias, e receber recomendações da equipe do Vimeo.
Disponível no Android e iPhone (iOS), o Vimeo conta com uma interface fácil de usar. Basta fazer um cadastro e acessar o menu inferior. Para assistir aos vídeos, o usuário pode clicar no ícone de televisão e transitar pelas categorias disponíveis, clicando no vídeo que mais chama a sua atenção.
4. VK
O app VK funciona como uma rede social que oferece uma variedade de funcionalidades para comunicação, entretenimento, negócios e notícias. Usuários do aplicativo podem assistir e criar clipes, acompanhar transmissões online, compartilhar fotos, jogar, ficar atualizados com feeds temáticos de notícias e explorar podcasts.
No aplicativo, ainda é possível trocar mensagens via chats individuais ou em grupos, e realizar chamadas ilimitadas e gratuitas com amigos da lista VK ou contatos do telefone. Além disso, o app proporciona uma experiência musical, que permite ouvir músicas e descobrir novas faixas com recomendações personalizadas.
Com disponibilidade para o Android e iPhone (iOS), o VK exige um número de telefone válido para realizar o envio de um ID ou uma chamada de confirmação. Depois disso, será necessário informar a data de nascimento, nome e criar uma senha. Logo em seguida, o usuário pode escolher interesses, como beleza, receitas, música e turismo. O feed principal do app apresenta sugestões de perfis a serem seguidos. Na opção “Para você”, o usuário pode encontrar um feed, semelhante ao pesquisar do Instagram, repleto de imagens e vídeos curtos. Já a aba “Novidades”, apresenta conteúdos selecionados conforme o algoritmo do app.
5. Likee
Disponível para Android e iPhone (iOS), o Likee oferece uma experiência completa como editor de vídeos gratuito e uma comunidade repleta de vídeos virais para assistir e compartilhar. No aplicativo, é possível criar vídeos personalizados, a partir de modelos exclusivos. Além disso, o Likee oferece uma ampla variedade de conteúdo, desde memes, comédias, vídeos em câmera lenta, clipes de músicas e até transmissões ao vivo.
O aplicativo também permite o download gratuito de vídeos para compartilhamento em diversas redes sociais, como Facebook, Instagram, WhatsApp e YouTube. Com uma gama de efeitos gratuitos, incluindo maquiagem virtual, stickers, filtros e legendas, o Likee torna a criação de vídeos mágicos fácil e divertida.
O Likee também tem uma interface semelhante ao TikTok. O usuário deve realizar um login para usar o app. A partir daí, ele pode rolar o feed da aba “For You” para encontrar vídeos, seguir, acompanhar os perfis preferidos e assistir a lives. Para mudar o conteúdo, basta arrastar a tela para cima.
6. YouTube Shorts
O YouTube Shorts, que faz parte do aplicativo do YouTube, foi projetada para criar, descobrir e compartilhar vídeos curtos e dinâmicos, inspirados em formatos populares como TikTok e Reels do Instagram. Lançado em setembro de 2020 na Índia e globalmente em 2021, o Shorts oferece uma experiência de vídeo em formato vertical, que visa principalmente usuários de smartphones.
Os vídeos têm duração máxima de 60 segundos, e o app já tem ferramentas de gravação simples e intuitivas para capturar, editar imagens, encadear clipes, adicionar legendas, trilhas e controlar a velocidade da filmagem.
Para utilizar o recurso é simples, basta navegar entre os vídeos ao deslizar o dedo para cima, sem a necessidade de se inscrever nos canais para visualizar os Shorts. Além disso, um fundo de recompensas foi lançado para criadores interessados em monetizar, e distribuiu US$ 100 milhões (cerca de R$ 486 milhões) entre 2021 e 2022 em mais de 30 países, para recompensar criadores destacados na produção de Shorts.
Fonte: Techtudo.